agosto 15, 2011

A Difícil Arte do Desapego

Existem momentos das nossas vidas em que precisamos praticar o famoso DESAPEGO. Mas, só de ouvir essa palavra chega a dar um friozinho na barriga, né?  Não importa a razão do desapego: 
- o ex que só te faz sofrer e mesmo assim, quando ele te chama, você comparece toda atenciosa só porque ainda sente alguma coisa por ele;
- aquele emprego que você não aguenta mais e as horas passam na velocidade de meses;

- aquele amigo que some por meses e age como se você não existisse, mas por pura conveniência, reaparece esporadicamente se achando o seu BFF (best friend forever);
- aquele sapato LINDO que você usou uma vez, deixou seu pé em carne viva, mas que foi muito caro para simplesmente descartá-lo;
- aquela roupa que você comprou e que hoje não gosta mais ou não te serve, mas por algum motivo que você não entende, não quer se desfazer dela...
Viram? Existem muitas formas de praticar o desapego... Porém, toda mudança causa inseguranças, medos, risco de arrependimentos, dúvidas... Como é difícil praticarmos o desapego, em relação a TUDO... Roupas, casa, carro, objetos em geral e até pessoas..
Quando nos damos conta de que precisamos nos desapegar, provavelmente é porque percebemos que algo não faz mais sentido em nossa vida. O que antes parecia ser fundamental para viver, hoje já não faz tanto sentido.
Por mais difícil que seja, o desapego é necessário.

Um exemplo... Apostamos que todos tem (no mínimo) uma calça jeans que não usam há anos. Seja porque ela não serve mais, porque está fora de moda etc.. Mas, é da marca tal, não sei quem deu, custou não sei quanto, comprei na tal viagem, estava com ela quando conheci tal pessoa, Blá Blá Blá... Usamos de inúmeras desculpas para não nos desfazermos dela. Isso é um erro!!!
No momento, a tal calça só tem uma função: ocupar espaço no seu armário!
QUERIDOS sabemos o quanto é difícil desapegar! Até para nós é complicado... e muitooo!!! Rs.
Lembram do post anterior sobre as roupas intimas velhas e beges que vocês jogaram fora??!?!? (...esperamos que sim!! RS RS).  Vocês vão fazer o mesmo com essas roupas que não usam mais... Ok! Não precisam jogar fora, basta descartar...
Que tal organizar o seu armário??? Depois de criar coragem para começar, seja racional e descarte aquilo que não usa mais. Dica: Se as peças estiverem em bom estado, podem fazer um bazar e ainda lucrar um $ dinheiro $ extra... podem doar para alguma instituição, etc. 
Adoramos essa frase “JOGA FORA O VELHO PARA ENTRAR O NOVO”. Praticando essa pequena mudança, vocês  irão aprender a ter o desapego de coisas maiores. Praticar o desapego é você ousar, é você dar um passo a mais, ir adiante, querer inovar, mudar a sua vida...
Comece praticando o desapego com suas roupas (aquelas que já falamos que NEVER podem ser usadas rs rs), sapatos (principalmente os Crocs horrorosos... Rs), com objetos que só Deus sabe porque vocês guardam até hoje. Essas pequenas mudanças, vão fazer toda diferença para vocês e ainda vão liberar um bom espaço no seu armário, permitindo que possa adquirir coisas novas.  Confiem. Pode parecer exagero, mas não é!
O desapego de uma peça de roupa as vezes é uma tarefa difícil l!! ... E quando precisamos nos desapegar de pessoas (p. ex. um ex-namorado que não te faz mais feliz, um amigo(a) que já não é mais o mesmo...)? Aí é que a coisa complica.... a experiência quase sempre gera sofrimento e dor. Não é nem um pouco fácil... nós sabemos disso!!!
Praticar o desapego nos  causa uma mistura de sentimentos: perda, culpa, medo do arrependimento, medo do desconhecido... Mas, o melhor é que depois desses sentimentos loucos, vem o alívio. Uma sensação de 10 kg a menos, pois nos  “livramos “ de certas pessoas, certas coisas, certos objetos que não nos faziam mais bem.
O desapego nada mais é do que a reação de pessoas que necessitam de MUDANÇAS... De pessoas que precisam se LIVRAR do "APEGO" a certas coisas: do APEGO a um emprego ruim, do APEGO a uma roupa velha, do APEGO a um namorado(a) que só te faz mal, do APEGO  a uma cidade na qual você não é feliz, etc. Resumindo, é você se livrar do comodismo que tem na sua "zona de conforto".
"SE ALGUMAS PESSOAS SE AFASTAREM DA SUA VIDA, NÃO FIQUE TRISTE. É APENAS A RESPOSTA DA ORAÇÃO QUANDO PEDIMOS: LIVRAI-NOS DE TODO MAL... AMÉM!!!"

Alguma coisa está te incomodando? Precisa inovar? Faça isso por você!
Não tema as mudanças. OUSE. Pratique o desapego.
Enjoy It!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ahhhhhhhhhhhh, simplesmente amei!
E fiquei muito feliz por ter me identificado com tanta coisa!
Esse ano tem sido "O" ano pra praticar o desapego, e vou dizer que na hora é difícil, e muito! Não importa se é relacionado a coisa ou pessoa... Mas depois tudo vai se ajeitando e vemos que na verdade "todo fim é também um recomeço..."
Boa semana, meninas! E parabéns pelo blog! =)
Beijos,
Talita

Camilla disse...

Obrigada, minha sis linda!!!
Vc sempre dando força com as suas palavras positivas...
Te amo muito!
Já to com saudade...
beijos.