Hoje vamos falar de um sentimento que (confessamos) conhecemos muiito bem... Ciúmes! Antes de mais nada, algumas definições para esse sentimento tão complexo e as vezes, avassalador:
1. “Inveja de alguém que usufrui de uma situação ou de algo que não possui ou que desejaria possuir em exclusividade.”
2. “Sentimento de possessividade em relação a algo ou alguém.”
3. “Sentimento gerado pelo desejo de conservar alguém junto de si ou por não conseguir partilhar afetivamente essa pessoa; sentimento gerado pela suspeita da infidelidade do outro.”
Viram? Quem sofre desse mal sabe exatamente do que estamos falando. Ciúmes é como consumismo... fazemos o máximo para nos controlar, mas nem sempre é possível!
A palavra “jealous” em inglês vem da palavra “jalousie” que é uma derivação da palavra francesa “jaloux”.
A palavra “jaloux” está relacionada com a palavra “zelous” que significa CHEIO DE ZELO.
Esse excesso de zelo nem sempre é positivo! Infelizmente ele é capaz de gerar situaçoes incomodas, discussoes desagradaveis e até rompimentos... :-(
Existem vários tipos de ciúmes... Pode ser dos pais, dos filhos, dos amigos, das coisas e o decorrente de uma relação afetiva. Esse último, geralmente é o mais doloroso e nos faz sofrer mais.
O ciúmes é sentido por todas as pessoas... acontece que algumas assumem ter, outras, nao! Rs. Só os corajosos e bem resolvidos dizem que sentem ciúmes. Mas, é unanime... todos sentem ou ja sentiram esse sentimento complexo!!!
Ele representa várias emoções, pensamentos e sentimentos negativos quando uma pessoa se sente ameaçada e com medo de perder a pessoa amada.
Os ciúmes são dominantes na vida amorosa. Um dos principais motivos é a existência de uma terceira pessoa, que ameaça o relacionamento de um casal (seja o(a) melhor amigo(a) da pessoa amada, o(a) “coleguinhas(o)” do facebook, da faculdade, do trabalho, do telefone que não para de tocar etc.).
Embora o ciúmes seja algo normal do ser humano, existem vários tipos de ciúmes, que podem variar de ciúmes inofensivos, até ciúmes perigosos.
Enquanto algumas pessoas conseguem se dar bem com esse sentimento, outras não conseguem conter o ciúmes e acabam até expressando-o de forma bastante negativa.
Não há relação amorosa que não tenha sido abalada pelo ciúmes de um ou de outro. Parece que faz parte da nossa natureza, mas, NÃO É !!! Sabemos que se não controlarmos um ataque de ciúmes pode ser o ínicio do fim de qualquer relação.
Alguns tipos de ciúmes :
1 – CIÚMES INOCENTE : aquele que toda relação saudável pode ter, uma pitada não faz mal a ninguém. Sabe quando seu parceiro sai para jantar com os amigos (as) com aquela roupa que vai ARRASAR, sempre bate aquele ciuminhos inocente.
2- CIÚMES EMOCIONAIS : Quando você sente-se ameaçada(o) por uma terceira pessoa e ai começa o problema...
3 – CIÚMES OBSESSIVOS : Quando aquele sentimento de ciúmes se junta com a obsessão de saber cada passo do seu parceiro, e o medo de perder a pessoa vai aumentando.
Vamos parar de viver no PEQUENO MUNDO DE BOB, onde fantasiamos todas as traições que nem em filme existem, onde procuramos amantes para nossos parceiros que NEM ELES(AS) conhecem... RS RS RS.
Se seu parceiro afirmou que não tem ninguém, não te traiu, que te ama e mesmo assim você não acreditou, então é melhor terminar o relacionamento... Para que levar uma relação adiante se você não consegue acreditar nas palavras da pessoa que escolheu estar com você ??
Você é a parte ciumenta do relacionamento ? Então coloque-se no lugar do seu parceiro, imagine viver ao lado de uma pessoa que sempre desconfia de tudo, que nunca nada está bem ?? Percebeu como não é fácil?
Agora vocês devem estar se perguntando, CIÚMES tem cura ???
Em alguns casos, tem sim !!! E a(o) responsável pelo ciúme e pelo fim dele é você mesmo!
Vamos aprender com o passado, com os erros cometidos quando pintou o ciúme. Já percebemos que ciúmes demais, NUNCA dá certo... Então, por que vamos cometer o mesmo erro novamente ??
Há quem pense que ciúmes é um sinal de que você realmente gosta e se importa com a pessoa amada. E que, no dia que o ciúme acabar, também teria acabado o sentimento... Faz sentido, ne?
Ciúmes, as vezes é a insegurança que temos em relação ao nosso parceiro.
Porque ao invés de sofrermos calados, não falamos com nosso namorado(a) o que sentimos? Das nossas insegurança, das coisas que te incomodam e tal... temos certeza que isso só vai ajudá-los a ter um relacionamento melhor com seu parceiro. A base de um relacionamento feliz é a sinceridade, a confiança e o respeito.
Enfim, seja qual for o seu tipo de ciumenta(o), tente controlar esse sentimento que, acima de qualquer coisa, prejudica você mesmo!
Um regrinha para quando o ciume tentar surgir na sua vida... "a chave para nao sofrer de ciumes é NÃO comparar o que temos com o que os outros tem, e estar satisfeitos com isso".
Dificil, ne? Mas... vamos tentar?
Uma boa semana a todos!
Beijos,
Má e Cá.